A Iguatemi Empresa de Shopping Centers comprou 47% da Maiojama Participações, companhia do setor imobiliário com sede em Porto Alegre e que possui ativos em shoppings, terrenos e salas comerciais. Fato relevante sobre a aquisição foi enviado a acionistas na tarde desta terça-feira (7). O negócio movimentou R$ 123 milhões, conforme o comunicado.
Com a operação, o grupo comprador fica com parcela minoritária na Maiojama Participações, que já possui uma fração de 14% do Shopping Iguatemi Porto Alegre, da torre Iguatemi Business e da Administradora Gaúcha, empresa responsável por todo o complexo. O controle da Maiojama Participações segue sob comando familiar. A empresa pertence a um grupo econômico, que também controla a Maiojama Incorporações, que não entrou no negócio.
Os grupos Iguatemi e Maiojama já atuaram em parceria em diversos empreendimentos, como Shopping Iguatemi Porto Alegre, Praia de Belas Shopping Center e Shopping Iguatemi Caxias. Além desse segmento, desenvolveram em conjunto projetos comerciais e residenciais.
"Esta operação está alinhada à estratégia da companhia em aumentar sua exposição a ativos do portfólio que possuam potencial de crescimento e relevância nos mercados onde estão presentes", diz trecho do comunicado.
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers detém participação em 14 shopping centers, dois outlets e três torres comerciais no país. A companhia atua na administração de todos os empreendimentos e tem capital aberto, ou seja, ações negociadas na bolsa de valores, a B3.
Em novembro de 2019, o grupo anunciou a compra de 20% do Praia de Belas Shopping Center, de Porto Alegre. O valor da operação foi de R$ 174,6 milhões. Com a aquisição, o Iguatemi passou a deter 57,55% do Praia de Belas.