Pelo espaço que dá para educação financeira, a coluna Acerto de Contas recebe com frequência dicas elaboradas por consultores da área. Costumam repetir-se muito, mas eventualmente alguma chama a atenção. Foi o caso de duas sugestões que estão dentro de um material da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para driblar o impulso de comprar. São elas:
1 - Abandono de carrinho
Dica especial para quem faz compras pela internet. A Anbima sugere abandonar o carrinho cheio na loja online. Da próxima vez que voltar ao site, é capaz de perceber que não precisa daqueles itens. Para 33%, internet é canal de venda que mais estimula compras via parcelamento e cartão de crédito, segundo pesquisa do SPC Brasil.
Tem ainda outra vantagem deixar o carrinho de compras esperando durante algum tempo. Sites mais avançados de redes de varejo costumam enviar e-mails avisando dos produtos. Às vezes, oferecem descontos ou avisam que o preço caiu. Nem sempre, os e-mails dizem a verdade, é claro. Então, é bom memorizar os valores para verificar se realmente a loja está oferecendo uma vantagem ou é só propaganda.
2 - Post it no cartão
Esta dica é para quem precisa turbinar a conscientização sobre os gastos. A Anbima sugere colar uma etiqueta no cartão de crédito com a frase “preciso disso agora?”. Toda hora que estiver com o cartão na mão, você terá de repensar por alguns segundos. Podem ser suficientes para evitar uma compra impulsiva.
A coluna sugere ainda escrever uma motivação para economizar. Que tal o destino das férias? Ou então, a reforma da casa? Um bom tênis de corrida? O sonho depende de cada um e costuma ser suficiente para fazer valer o sacrifício.
Na hora de parcelar uma compra, o cartão de crédito ficou em primeiro lugar no ranking de preferência dos consumidores, com 66% de citações. O resultado também apareceu na pesquisa do SPC. Nem sempre o cartão de crédito é um vilão. Pode ser um aliado, reunindo os gastos em um lugar apenas.