Fica pronto em abril o primeiro parklet da rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. É uma estrutura semelhante a um deck, fica ligada à calçada. Ocupa vagas de carros e é considerado um espaço público.
O parklet será construído e cuidado pela Blank Convivence Store, em um investimento de quatro jovens empreendedores. O projeto, que aparece nas imagens, é assinado pela Rabisco Arquitetura.
Sócio da Blank, Guilherme Blank tem vários planos para o local. O espaço em si não gera renda e é proibido colocar marca.
— Mas ficará na frente da nossa loja, à disposição da população. Estamos pensando em atrações culturais em um pequeno palco projetado no parklet. Pensamos ainda em fazer debates sobre assuntos da cidade, chamando de Blank Talks e também usar o espaço para troca de livros — detalha o empresário.
Segundo a Rabisco, a plataforma do parklet é erguida a partir de uma estrutura de madeira revestida com piso. A ligação com a calçada é por uma rampa. Haverá floreiras e vidro. Os móveis básicos são fixos para evitar depredação. A área já tem iluminação pública durante a noite, mas é proposta uma iluminação secundária indireta.
A ideia de ter parklets em Porto Alegre já tem alguns anos. Recentemente, as autorizações começaram a ser dadas pela prefeitura.