Quem nunca disse que tem farmácia abrindo em cada esquina de Porto Alegre? É um setor que cresce bastante. Inclusive, durante o auge da crise, foi o único segmento a sustentar crescimento de vendas nos indicadores.
No Rio Grande do Sul, há mais de 5,3 mil farmácias. É o dobro do que há 20 anos, segundo o Conselho Regional de Farmácia.
Quase 700 delas ficam em Porto Alegre. Detalhe observado pelo site Adzuna: é uma farmácia a cada 2 mil habitantes da Capital.
É um setor que gera uma quantidade interessante de empregos. Em parceria com a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, o portal Adzuna tem mais de 1 mil vagas de emprego em farmácias do Rio Grande do Sul. Algumas das vagas disponibilizam o nome da empresa que está buscando o trabalhador.
No levantamento enviado para a coluna Acerto de Contas, foi identificada uma média de salário de R$ 1.696. A remuneração mais alta atinge R$ 5 mil.
Além da tradicional vaga de farmacêutico e do auxiliar de farmácia, que exigem formação superior ou técnica na área, as grandes redes varejistas têm buscado profissionais capacitados em vendas, tecnologia, marketing e gestão de negócios para aumentar o faturamento e expandir presença nacional. Muitas empresas buscam um gerente de compras preocupado com produtos importados para diversificar o mix nas prateleiras.