Confirmada a expectativa do mercado para a ata divulgada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. O documento sinalizou a possibilidade de a taxa de juros Selic ficar abaixo de 7% em 2018. Mas será que paga nos 6,5%, que é a previsão dos analistas?
Na reunião da semana passada, o Copom reduziu o juro em 0,75 ponto percentual. O ritmo de corte foi menor do que nas reuniões anteriores.
— A ata do Copom reafirma intenção de reduzir o ritmo de corte de juros para 0,5 ponto percentual e deixou em aberto a chance de cortar abaixo de 7% no começo de 2018 — analisou Felipe Mahler, da Monte Bravo Investimentos.
A próxima reunião será no início de dezembro. A Selic está em 7,5% e, se tudo continuar como está se encaminhando, deve cair para 7%. Com isso, atinge o menor patamar da história.
A inflação segue controlada. Ao mesmo tempo, um estímulo à economia vem em boa hora.
A redução para 7% agrada os empresários, principalmente a construção civil, que depende do financiamento de longo prazo. Também empolgou o presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer, que acredita ser um estímulo à venda de bens duráveis. Traduzindo: presentes mais caros para o Natal, principal data de vendas do ano do comércio.