Empresa de imóveis populares, a MRV Engenharia vai instalar energia solar em 19 empreendimentos no Rio Grande do Sul. Três deles terão os painéis fotovoltaicos ainda em 2017. O primeiro será o Porto Trinidad, lançado no início do ano em Novo Hamburgo.
Os outros dois lançamentos que receberão o sistema solar são Porto Canoas, em Canoas, e Porto Rio Grande, em Porto Alegre. As demais construções ficarão também em Canoas e na Capital, além de Gravataí, Caxias do Sul, São Leopoldo e mais empreendimentos em Novo Hamburgo.
Para o comprador, o benefício direto é uma economia de até 80% na conta de luz, garante a construtora. Para o meio ambiente, deixar de emitir 26 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.
"A ideia consiste na instalação de células fotovoltaicas no telhado das torres dos prédios que convertem energia solar em energia elétrica, usada nas áreas comuns do condomínio, o excedente é transmitido para a rede de distribuição da concessionária de energia local. Ao final de todo mês, a energia extra gerada pelo sistema entra como saldo e é abatida da conta de luz mensal, podendo cobrir até 80% da conta do condomínio." - explica a empresa.
Leia também:
Bairro privado na freeway terá escola e shopping
Bellenzier constrói na Serra a primeira loja premium. Veja imagens
Moinhos de Vento tem 21 bolsas de pós com até 100% de desconto
GM retoma terceiro turno e terá 1,7 mil novas vagas de emprego
O colono que estudou para ser padre e se descobriu comerciante
Rede de supermercados abre 350 vagas de emprego no RS
No país todo, a MRV Engenharia está investindo R$ 800 milhões no projeto de geração de energia solar. Já tem oito mil unidades com a tecnologia e a previsão é superar 220 mil nos próximos cinco anos, alcançado 100% dos lançamentos.
O sistema de compensação de energia foi criado em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A resolução da Aneel passou a regular esta modalidade de geração de energia junto às concessionárias.