Credenciada pela conquista da Copa do Mundo de 2022 no Catar e pelo título da Copa América neste ano nos Estados Unidos, a Associação do Futebol Argentino (AFA) chega a Porto Alegre a partir da próxima semana.
A evolução mundial da AFA Internacional terá sede exclusiva na Capital gaúcha, cidade escolhida na América do Sul para ancorar o novo projeto global da seleção campeã do mundo.
Em parceria com o Soledade Futebol Clube, clube que prioriza a formação de base, a AFA Academia se instalará na zona norte da cidade para desenvolver trabalhos de formação a partir da categoria sub-5 até sub-15, no modelo da academia. Os principais objetivos são democratizar e implementar o sistema e a metodologia que permitem a atual ideia de jogo do selecionado argentino, adequado às diferentes idades das crianças e jovens que participarem do projeto integral.
— Estamos construindo um novo estádio na nossa sede, com capacidade para atender mais de 1.000 atletas em treinamento dentro da nossa estrutura, além de sediar jogos, eventos, cursos e trabalhos focados nas áreas física e psicológica. É um projeto grandioso, que busca incentivar os jovens a se tornarem melhores pessoas e profissionais e desenvolvido para formar não só atletas, mas sobretudo atletas vencedores — destaca Francisco Lodi, presidente do Soledade.
Ao redor do mundo, a AFA Internacional já iniciou suas operações em Miami (EUA), Madrid e Barcelona (ESP), Tanger (MAR) e Medellín (COL), este último sendo uma escola-modelo onde se desenvolve futebol de 5 a 7 anos.
A inauguração das novas instalações, o anúncio da parceria com o Soledade e novos detalhes do projeto serão conhecidos em evento de lançamento oficial no próximo dia 18 de novembro em Porto Alegre, reunindo autoridades locais, dirigentes do futebol argentino e gaúcho, representantes dos clubes, atletas, imprensa e convidados da dupla Gre-Nal.
Na ocasião, o diretor mundial da AFA Internacional, Gustavo Grossi, trará todos os detalhes das etapas de construção de um projeto coletivo de integração do futebol sul-americano.