O Emelec, do Equador, foi o primeiro clube profissional a treinar na Ciudad Deportiva Luis Suárez, o CT do atacante do Grêmio, localizado em Ciudad La Costa, ao lado de Montevidéu, e que conta com estrutura completa para a formação de jogadores.
O clube equatoriano trabalhou no CT na última terça-feira (4), véspera do confronto em que foi derrotado por 2 a 0 pelo Danubio, no Estádio Centenário. A ideia de Suárez é receber os clubes estrangeiros que estiverem em Montevidéu para os jogos de Libertadores e Copa Sul-Americana.
Se o Grêmio conseguir classificação para uma competição sul-americana em 2024 e jogar no Uruguai, certamente irá utilizar as instalações.
O complexo tem seis campos de treinamento (três com grama natural e três com grama sintética), vestiários, academia, escritórios, campo de hockey e estacionamento. O Deportivo LS conta com equipes de categorias de base com o objetivo de formar atletas. O evento de inauguração, no final de março, contou com a presença de Óscar Tabárez, ex-técnico da seleção uruguaia.
Foi neste CT, no dia 31 de dezembro de 2022, que Suárez assinou o contrato com o Grêmio, com as presenças dos dirigentes Paulo Caleffi e Antonio Brum no Uruguai.