O meia Breno Melo, de apenas 16 anos, é observado pelo Barcelona. Por enquanto, é apenas um monitoramento, como o clube faz com vários talentos que surgem no futebol mundial. Mas isto já mostra que o camisa 10 do time sub-17 do Grêmio aparece muito bem nas categorias de base.
Breno tem como características o controle de bola, drible e passe qualificado. Desde os 15 anos está na categoria sub-17. A curiosidade é que o jogador passou por um tratamento para crescimento ósseo, físico e muscular, com aplicações de injeções diárias, em rotação no braço, coxa, abdômen e nádega. É o mesmo trabalho feito por Messi, quando tinha 13 anos e chegou ao Barcelona.
Nos primeiros dias de fevereiro, Fernando Matos, empresário de Breno, esteve na Espanha para estreitar relações e conversar com dirigentes do Barcelona. Foi recebido por Joan Laporta, presidente do clube, e Deco, ex-jogador e hoje scout do Barcelona na América do Sul. O ex-atleta, que atuou entre 2004 e 2008 no Camp Nou, cuida do monitoramento das revelações que surgem no continente.
No encontro, falou-se sobre o projeto do Barcelona e as possibilidades para o mercado brasileiro. No momento, não existe negociação, apenas a observação. Breno tem multa de 40 milhões de euros (R$ 242 milhões) e contrato com o Grêmio até 2024.