Eduardo Vargas, titular da seleção do Chile e com passagem pelo Grêmio em 2013, está perseguindo uma marca histórica da Copa América. Ele tem chance de se tornar o maior artilheiro da competição em todos os tempos.
Ele já soma 14 gols em quatro edições do torneio. O argentino Norberto Méndez e o brasileiro Zizinho lideram a lista. Cada um marcou 17 gols.
Para Vargas, a situação é difícil pois o Chile enfrenta o Brasil nas quartas de final na noite desta sexta-feira (2), no Rio de Janeiro. Mas se a seleção chilena avançar, ele terá ainda mais dois jogos contando semifinal e final ou disputa do terceiro lugar.
O detalhe é que com mais um gol o chileno ultrapassa Guerrero, do Inter, que não foi convocado para a Copa América. Com mais três gols, empata com Méndez e Zizinho. Se marcar quatro vezes, se torna o maior artilheiro de todos os tempos.
Quem também está nesta disputa é Messi, que tem 12 gols em seis edições. Para bater o recorde, ele precisa de seis gols em três jogos. Difícil, mas se tratando de Messi não é impossível.
Lista de artilheiros da Copa América:
- Norberto Méndez (Argentina) - 17 gols
- Zizinho (Brasil) - 17 gols
- Severino Varela (Uruguai) - 15 gols
- Teodoro Fernández (Peru) - 15 gols
- Paolo Guerrero (Peru) - 14 gols
- Eduardo Vargas (Chile) - 14 gols
- Batistuta (Argentina) - 13 gols
- José Moreno (Argentina) - 13 gols
- Hector Scarone (Uruguai) - 13 gols
- Ademir de Menezes (Brasil) - 13 gols
- Jair (Brasil) - 13 gols
- Messi (Argentina) - 12 gols
Aos 31 anos, Vargas está disputando a sua quarta Copa América, com dois títulos conquistados. Os 14 gols marcados estão divididos assim:
- 2015: 4 gols
- 2016: 6 gols
- 2019: 2 gols
- 2021: 2 gols
Desde que deixou o Grêmio em 2013, Vargas passou por Valencia, Queens Park Rangers, Hoffenheim e Tigres. Atualmente no Atlético-MG, tem dois caminhos a partir deste final de semana: segue na luta pelo seu terceiro título da Copa América ou volta para Belo Horizonte para jogar o Campeonato Brasileiro.