Eduardo Gabardo

Eduardo Gabardo

Repórter e apresentador da Rádio Gaúcha, cobriu quatro Copas do Mundo e 13 vezes vencedor do Prêmio ARI de Jornalismo.

Foco no título

Destaques da transição e campeões sub-17: o plano do Grêmio para a Copa Ipiranga

Clube irá utilizar jogadores que foram vice-campeões do Brasileiro de Aspirantes em torneio sub-20 no Rio Grande do Sul

Eduardo Gabardo

Enviar email
Rodrigo Fatturi / Grêmio
Guilherme Azevedo será aproveitado na Copa Ipiranga sub-20

O planejamento do Grêmio para a disputa da Copa Ipiranga sub-20 de 2019 terá uma alteração importante na comparação com anos anteriores. Desta vez, a direção decidiu fortalecer o time, com reforços importantes em busca do título da competição.

A opção foi colocar na equipe vários jogadores do grupo de transição, que têm idade para disputar o torneio, mas que estão em um estágio superior, pois atuaram no Campeonato Brasileiro de Aspirantes deste ano.

Para se ter uma ideia, a equipe provável para a estreia deste sábado (30), contra o Corinthians, no campo do SESC, é a seguinte: Vinícius, Felipe, Ruan, Manu e Cazu (Jeferson); Varella (Araújo), Bobsin, Jonathan Robert, Guilherme Azevedo e Léo Chu; Da Silva.

Pedro Lucas e Diego Rosa, campeões mundiais sub-17 com a seleção brasileira, devem ficar como alternativas no banco.

Das outras equipes que estão na competição, muitas vão usar time sub-19, se preparando para a Copa São Paulo, que acontece em janeiro. O debate sobre a estratégia do Grêmio é interessante. A equipe estará muito forte e é candidata ao título da Copa Ipiranga sub-19, um torneio que ganhou importância no cenário nacional. Por outro lado, os jogadores do grupo de transição já poderiam estar com os demais companheiros na pré-temporada, pois esta equipe será utilizada nos primeiros jogos do Gauchão de 2020.

Com esta situação, o grupo ficou dividido, com uma parte treinando para a estreia contra o Caxias, no dia 22 de janeiro, e a outra parte disputando a Copa Ipiranga. E vale lembrar que o Caxias já está na fase de exames dos atletas, com treinamentos começando na próxima segunda-feira (2). 

O que me parece é que o mais importante neste momento é se preocupar com a formação dos jogadores para os torneios da base, não com títulos. E isto significa priorizar a pré-temporada com grupo de transição completo para o início do Gauchão. Até porque, em 2020, a fórmula do campeonato estadual é diferente, e no primeiro turno serão somente cinco jogos. Se não começar bem, corre o risco de ficar fora do mata-mata. Então, até o time titular ser colocado em campo, é preciso ter os garotos da transição bem preparados. 

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão!

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00