O centroavante Balotelli poderá ser o novo reforço do Flamengo, em uma negociação cercada de expectativa. Se tudo der certo, será uma das contratações mais badaladas dos últimos tempos. Mas para dar certo, será preciso atender as exigências do italiano. E quem trata disso é uma das figuras mais polêmicas do futebol europeu.
O empresário de Balotelli é o italiano Mino Raiola, que é também agente de nomes como Ibrahimovic, Pogba, Lukaku e Donnarumma. No seu currículo, sobram confusões, incluindo desentendimento com Guardiola (técnico do Manchester City) e Alex Ferguson (ex-técnico do Manchester United).
Mino Raiola costuma bater de frente com os dirigentes e defender de forma enérgica os interesses dos seus jogadores. Por isso, coleciona desafetos. E esta maneira de agir foi conhecida pela dupla Gre-Nal.
Em 2009, Raiola colocou o olho no futebol brasileiro e montou um clube em Santa Catarina, o Maga Esporte Clube, sediado em Pomerode. O objetivo era registrar jogadores, antes da transferência para o futebol europeu. O clube, que fechou as portas em 2017, disputava a terceira divisão catarinense.
No Grêmio, Raiola teve como um dos seus jogadores o lateral-direito Felipe Mattioni. Em 2009, ele não se apresentou para a pré-temporada em Bento Gonçalves. Na época, o jogador era uma grande revelação das categorias da base. Após algumas semanas de indefinição, Mattioni foi anunciado pelo Milan (ITA). Depois de passar por equipes como Mallorca (ESP) e Espanyol (ESP), ele está agora no Coritiba. No ano passado, atuou pelo Veranópolis no Gauchão e no Juventude pela Série B.
No Inter, Raiola era empresário de duas promessas das categorias de base: João Paulo e Lucas Roggia. Também em 2009, o agente travou uma dura batalha para renovar o contrato da dupla, sempre com a ameaça de uma negociação para a Europa, com os atletas saindo de graça. Sem acerto, os dois ficaram alguns meses afastados do grupo principal. Depois de uma longa novela, a renovação aconteceu.
João Paulo está no Botafogo, e Lucas Roggia chegou a ter uma rápida passagem pelo Milan (ITA), e depois rodou por Beira-Mar (POR), Juventude, Passo Fundo, Pelotas, São Paulo-RS e Rondonópolis.