O volante Fernando, revelado pelo Grêmio, está próximo de mudar de clube. O jogador, destaque do Spartak, da Rússia, recebeu uma oferta milionária do Beijing Guoan, da China.
O que chama a atenção é o valor envolvido na negociação. O clube chinês deverá pagar cerca de 20 milhões de euros (cerca de R$ 84 milhões) para o Spartak, além de uma proposta salarial irrecusável. Nos últimos quatro anos, o volante se destacou bastante no futebol russo.
O Grêmio acompanha a negociação. Toda a formação do jogador foi feita no clube. Se este valor de venda for confirmado, o Tricolor poderá receber uma quantia próxima a 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,2 milhões) pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.
Fernando disputou 140 partidas pelo Grêmio. Foi titular da seleção brasileira sub-20 no título mundial em 2011. Em 2013, foi convocado por Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações.
No mesmo ano, foi vendido por 13 milhões de euros para o Shakhtar, da Ucrânia. Passou pela Sampdoria (ITA), antes de chegar ao Spartak em 2016. Agora, aos 27 anos, seu futuro deverá ser na China.