Enquanto o técnico Renato Portaluppi prepara o zagueiro Rodriguez para ser aproveitado no time do Grêmio, a direção precisa resolver uma outra questão que envolve o jogador. Rodriguez pertence ao ABC, de Natal, e está emprestado até agosto de 2019. Para ficar com o atleta, o Grêmio precisa pagar R$ 1,5 milhão.
Esta situação está sendo avaliada pela direção. Ao mesmo tempo que existe a possibilidade do seu aproveitamento na equipe titular, os dirigentes entendem que é importante ter a questão do seu contrato resolvida antes do lançamento do zagueiro. No entanto, o objetivo é primeiro tentar prorrogar o empréstimo, sem necessidade do pagamento imediato, ou conseguir uma redução no valor da compra.
Rodriguez tem 21 anos, foi revelado pelo ABC e lançado no time titular durante a Série B de 2017. No Grêmio, se destacou na excursão da equipe de transição na Europa em março deste ano.
Com Kannemann e Paulo Miranda no departamento médico, e com David Braz — que está próximo de ser anunciado pelo Grêmio — liberado para atuar apenas em julho, Rodriguez é o único zagueiro à disposição no momento para atuar ao lado de Geromel. A outra alternativa, e que vem sendo utilizada, é a improvisação do volante Michel.