O fiasco do Barcelona, que levou 4 a 0 do Liverpool e foi eliminado da Liga dos Campeões, teve reflexos no Grêmio. Os dirigentes gremistas estavam de olho neste resultado, pois com o título da competição, mais uma cláusula do contrato de venda de Arthur seria ativada.
E esta seria a maior das cláusulas. O título da Liga dos Campeões da edição 2018-2019 valeria 2 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões) para o Grêmio. O que chamou a atenção é que a vaga para a final estava praticamente garantida, já que o clube espanhol tinha conseguido vencer a partida de ida por 3 a 0.
Se tivesse segurado a vantagem, o Barcelona ainda precisaria vencer a final contra Ajax ou Tottenham para a cláusula ter validade. Com a derrota, a verba extra está cancelada. Arthur começou o jogo contra o Liverpool no banco de reservas, e entrou no segundo tempo, no lugar de Vidal.
Apesar da decepção, o negócio segue sendo lucrativo para o clube gaúcho. Além dos 30 milhões de euros pela venda, o Grêmio faturou 1 milhão de euros quando Arthur completou 10 jogos na Espanha, e mais 1 milhão de euros com o título espanhol.