Na entrevista coletiva da véspera de Brasil x Uruguai, em Londres, foi possível perceber o técnico da Seleção Brasileira absolutamente consciente sobre a sua situação no cargo. Tite sabe do que precisa para continuar no comando.
É necessário o título da Copa América de 2019, jogando em casa. Ou chegar à final, mesmo sem a conquista, mas fazendo grandes atuações. Qualquer coisa fora disso vai tornar a pressão muito forte.
Em determinados momentos da coletiva, ele chegou a falar que no Brasil é impossível pensar em algo parecido com o que ocorre em outros países, como no próprio adversário desta sexta-feira, por exemplo. Oscar Tabárez poderá ir para quarta Copa consecutiva comandando o Uruguai. A cultura do futebol brasileiro é totalmente diferente.
E o pior é que Tite tem toda razão. Mesmo com um trabalho muito bom, com uma recuperação fantástica nas Eliminatórias, colocando o Brasil no Mundial como um dos favoritos, o que ficou marcado foi a eliminação na Copa. Uma eliminação que aconteceu no detalhe. Em um jogo.
O futebol muitas vezes é cruel. E assim, o que resta é uma grande campanha na Copa América. Caso contrário, ficará difícil pensar em trabalho a longo prazo.