Apesar da dura eliminação na Libertadores, a situação de Renato Portaluppi permanece inalterada no Grêmio. A direção quer a sua renovação de contrato para 2019. E mais do que isso, gostaria de resolver esta questão o mais rápido possível. A proposta para a permanência será feita.
O presidente Romildo Bolzan acredita muito em continuidade do trabalho, e entende que a temporada também teve bons momentos, como os títulos do Gauchão e da Recopa, além de uma semifinal da principal competição da América do Sul, com uma eliminação considerada injusta.
De parte do técnico, também existe o desejo de permanência. Mas ele não pretende tratar deste tema no momento. Assim como ocorreu em renovações anteriores, prefere esperar o último jogo da temporada para avançar com a negociação.
E mais do que isso, Renato sabe que vai receber outras sondagens e propostas. E como sempre fez, vai pelo menos, por uma questão de respeito, ouvir todas. Mesmo com a eliminação na Libertadores, ele é um dos técnicos mais desejados do mercado brasileiro. Grandes clubes do país vão buscar novos profissionais no final do ano.
Só para dar um exemplo, três equipes do centro do país tem a situação indefinida para 2019: Flamengo, São Paulo e Corinthians. Nestes três times, somente as rodadas finais do Campeonato Brasileiro vão definir o planejamento para a virada do ano. E no caso do clube carioca, ainda tem eleição para definir o novo presidente.
A última rodada da Série A está marcada para 2 de dezembro. A tendência é que somente depois deste data o futuro seja definido. Será o momento para Renato analisar propostas, convites e sondagens. E definir o seu futuro. Que poderá ser no Grêmio.