O VAR evitou um erro bizarro da arbitragem de campo na derrota por 2 a 1 do Inter contra o Belgrano pela Copa Sul-Americana, na noite de terça-feira (28). O lance ocorreu aos 27 minutos do segundo tempo, quando a partida já estava com o placar final.
Lencioni entrou na área pelo lado esquerdo, armou o chute e chutou... o chão. O árbitro venezuelano Alexis Herrera imediatamente apontou a penalidade, mesmo estando bem posicionado.
O mais curioso da jogada é que a decisão do juiz da Fifa pareceu pegar de surpresa até mesmo o jogador do Belgrano em questão, que sequer havia esboçado reclamação. Os colorados, por outro lado, cercaram o árbitro principal.
O lance foi tão óbvio e claro que não havia qualquer margem para que a decisão final fosse diferente. Não havia dúvidas de que o árbitro de vídeo Fernando Vejar, do Chile, chamaria o juiz principal no monitor à beira do gramado para reavaliar a decisão inicial. Foi o que aconteceu.
Alexis Herrera foi ao monitor e não precisou de muito tempo para perceber o equívoco que havia cometido. Lencioni chutou o chão e até chegou a acertar o pé de Bustos — só que o colorado foi o atingido na disputa sem fazer qualquer ação faltosa contra o adversário.
A decisão final foi correta em um lance que justificou a importância do VAR.