Vai começar o Gauchão 2022. A partir desta quarta-feira (26), 13 equipes entram em campo e apenas uma estará presente nos 72 jogos da competição estadual: a de arbitragem. Enquanto 12 times brigam pelo título, os responsáveis pelo apito lutam para tomar as melhores decisões e evitar polêmicas indesejadas.
Por isso, vale ficar atento aos detalhes que envolvem o trabalho da arbitragem. Confira cinco curiosidades sobre o apito do Gauchão:
Vai ter VAR?
Seguindo o que ocorreu em 2021, a FGF promete o uso do VAR nos jogos de ida e volta da fase semifinal e nos confrontos decisivos da competição. Além dessas seis partidas, como é de praxe, o recurso eletrônico também estará em ação no Gre-Nal da fase classificatória, mas por pedido e com custeio de Inter e Grêmio.
Cabe ressaltar que o regulamento do Gauchão prevê que qualquer jogo a qualquer momento pode ter o uso do VAR. Só que o documento também deixa claro que não há obrigatoriedade de utilização da tecnologia em todas as partidas.
Escalas com sorteio
As escalas de arbitragem do Gauchão seguem sendo definidas por meio de sorteio. A FGF chegou a estudar a designação de árbitros por meio de audiência pública nesta edição, mas decidiu postergar a medida para o Estadual do próximo ano. Em outras competições do Rio Grande do Sul, os árbitros já são definidos por escala direta e sem necessidade de sorteio.
Novo árbitro Fifa
O Rio Grande do Sul volta a ter três árbitros no quadro da Fifa em 2022. Daniel Bins foi promovido e recebeu o escudo para a função de VAR. Ele estará ao lado do árbitro Anderson Daronco e do assistente Rafael da Silva Alves, que já faziam parte do quadro.
Árbitro deixa o RS
Vinicius Amaral deixou o quadro gaúcho. Ele alegou motivos pessoais e passará a atuar pela Federação Mineira de Futebol a partir de 2022.
Preocupação com critérios
A uniformidade nas decisões é a grande preocupação da Comissão de Arbitragem da FGF para o Gauchão. Esse aspecto foi justamente o que norteou o debate entre os árbitros e assistentes na pré-temporada realizada em Flores da Cunha.