Quatro vitórias do Grêmio, três empates e nenhuma vitória do Inter. Este é o retrospecto de Gre-Nais com o uso do árbitro de vídeo. Desde que começou a ser utilizado em clássicos em 2018, o recurso eletrônico esteve em ação em sete confrontos e o Tricolor nunca saiu derrotado.
O primeiro Gre-Nal da história com o uso do VAR foi o de número 413. Era a última rodada da fase classificatória do Gauchão e a partida foi apitada por Jean Pierre Gonçalves Lima, que precisou ser substituído por Jonathan Pinheiro após sofrer lesão. O árbitro de vídeo foi o paranaense Rafael Traci. A vitória pelo placar de 2 a 1 garantiu a classificação aos gremistas para quartas de final da competição.
Depois, houve uma sequência de quatro Gre-Nais sem o uso da tecnologia: 414, 415, 416 e 417. O Inter venceu dois deles. Do 418 ao 423, todos tiveram VAR. E aí fecha a estatística dos sete duelos acima citados. O Grêmio soma sete gols marcados contra dois feitos pelo Inter nos clássicos com VAR.
Talvez neste momento você deva estar pensando onde quero chegar com esse dado. Muito provavelmente esteja me "acusando" de colorado ou gremista por qualquer motivo que seja. Você pode achar que esse levantamento é obra do "sistema azul" para mostrar que o VAR faz justiça e isso faz com que o Grêmio se saia melhor quando o recurso está em ação. Você também pode considerar que essa matéria seja a "IVI" querendo provar que o recurso eletrônico veio para ajudar o Grêmio. Dependendo do lado em que você está, talvez tenha tido algum pensamento parecido com esses. Peço desculpas, mas acho tudo isso bobagem.
O que quero dizer aqui é algo simples sobre o retrospecto dos Gre-Nais com VAR. O fato é que esse recorte pega uma fase em que o Grêmio mais estruturado e vivendo melhor fase do que o Inter. Isso fala muito mais sobre essa estatística do que qualquer teoria da conspiração.
Basta ver o retrospecto completo desde o Gre-Nal 413 com ou sem VAR. Foram 12 clássicos. O Inter venceu dois, cinco terminaram empatados e o Grêmio venceu os outros cinco. Isso ocorreu porque a fase dos gremistas é melhor. Isso é parte do ciclo atual. O passado nos mostra períodos claros em que a gangorra alterna.
Trago a estatística muito mais como curiosidade e tentativa de analisar o momento do clássico. É o que nos resta. Interpretar os números é um bom exercício em tempos de pandemia e sem futebol.
Gre-Nais com uso do VAR:
Gre-Nal 423 - Inter 0 x 1 Grêmio - Gauchão (Diego Souza)
Gre-Nal 422 - Grêmio 2 x 0 Inter - Brasileirão (Geromel e Rômulo)
Gre-Nal 421 - Inter 1 x 1 Grêmio - Brasileirão (Paulo Miranda contra e Luan)
Gre-Nal 420 - 0 (3) x (2) 0 Grêmio - Gauchão
Gre-Nal 419 - Inter 0 x 0 Grêmio - Gauchão
Gre-Nal 418 - Grêmio 1 x 0 Inter - Gauchão (Léo Gomes)
Gre-Nal 413 - Inter 1 x 2 Grêmio - Gauchão (Dourado e Luan duas vezes)
Gre-Nais sem uso do VAR:
Gre-Nal 424 - Grêmio 0 x 0 Inter - Libertadores
Gre-Nal 417 - Inter 1 x 0 Grêmio - Brasileirão (Edenilson)
Gre-Nal 416 - Grêmio 0 x 0 Inter - Brasileirão
Gre-Nal 415 - Inter 2 x 0 Grêmio - Gauchão (Nico e D'Alessandro)
Gre-Nal 414 - Grêmio 3 x 0 Inter - Gauchão (Éverton, Jael e Arthur)