Não há dúvidas. Embora os nomes ainda não tenham sido oficializados, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já definiu os árbitros postulantes ao Gre-Nal e ao Bra-Pel, que serão disputados no final de semana pela 10ª rodada do Gauchão. Quem acompanha as escalas e conhece os critérios da comissão de arbitragem sabe que os dois principais nomes do apito do Rio Grande do Sul estarão nos clássicos. Nesta quinta-feira (14), às 15h, na sede da FGF, o sorteio apenas servirá para indicar qual dos dois estará em cada uma das partidas.
O primeiro aspecto a ser levado em conta para ter a certeza de que as escolhas serão Daronco e Vuaden é o fato de que ambos passaram longe das escalas dos jogos envolvendo as quatro equipes nas últimas três rodadas. Claramente demonstra um movimento de preservação para as partidas mais importantes.
Jean Pierre Lima, que poderia ser um nome cogitado, não passou pela mesma preservação e ainda apitou o Ca-Ju na rodada passada. Ou seja, já "ganhou" seu clássico. Sendo assim, com Daronco e Vuaden no Gre-Nal e no Bra-Pel, os três principais árbitros do Estado ficam contemplados com as principais partidas da primeira fase. A divisão fica justa.
Importante dizer sobre a partida entre Grêmio e Inter é que há a necessidade de que os integrantes da equipe de arbitragem tenham passado pelo curso de VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo). Só há quatro árbitros no Rio Grande do Sul que fizeram o treinamento.
Além de Daronco e Vuaden, que estarão no sorteio, Jean Pierre também participou da preparação, mas está descartado por motivos citados acima. Resta Daniel Bins, que naturalmente será o quarto árbitro no Gre-Nal. Os bandeiras também estão definidos. Serão Rafael da Silva e Lúcio Flor, que são os únicos que realizaram o curso de VAR e estão à disposição neste momento.
Por fim, os responsáveis pelas funções de VAR no Gre-Nal serão trazidos de fora do Rio Grande do Sul. Os nomes serão divulgados juntamente com o restante da escala do sorteio nesta quinta.