A importante vitória por 2 a 1 do Inter sobre o Corinthians foi especial para Leandro Damião. Ele marcou o gol que abriu o caminho para a virada colorada e encerrou um jejum de mais de 450 minutos. É fácil de entender a explosão de alegria de um camisa nove em um contexto como esse. Afinal, o gol é o grande momento do futebol e um centroavante vive disso. Isso não justifica o fato de levar o terceiro amarelo de graça por tirar a camisa na comemoração.
Damião entrou em campo pendurado com dois cartões. Certamente tinha conhecimento disso. É claro que muitas vezes não é possível escapar de uma advertência por conta de uma situação de jogo. Faz parte. No entanto, um amarelo por tirar a camisa na comemoração de um gol pode ser evitado. Qualquer jogador sabe que será punido pela arbitragem.
Com isso, Leandro Damião está suspenso e será desfalque para o Inter no jogo da próxima rodada do Brasileirão contra o Vitória. Outra ausência será o lateral Iago, que também estava pendurado e recebeu o terceiro cartão.
Entenda a regra
Uma das explicações para a punição por tirar a camisa na comemoração do gol é comercial. A Fifa busca preservar os patrocinadores, que investem para ter a marca ali estampada e não podem ser "prejudicados" por não ter a exposição na hora do gol. Mas essa não é a única razão que pode gerar advertência na comemoração de um gol. A regra 12 cita quatro motivos que justificam a aplicação do amarelo:
1 - Subir nos equipamentos de proteção do campo e/ou se aproximar dos espectadores de modo que cause insegurança ou fira os princípios de segurança;
2 - Fazer gestos ou praticar ações provocativos, debochados ou inflamatórios;
3 - Cobrir a cabeça ou o rosto com máscara ou outro artigo semelhante;
4 - Tirar a camisa ou cobrir a cabeça com a camisa.