A três dias do Gre-Nal e preocupado com os episódios de violência no último clássico, o Ministério Público decidiu convocar uma reunião de emergência com os presidentes dos dois clubes, Romildo Bolzan Júnior e Marcelo Medeiros, da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, e o comandante geral da Brigada Militar. O encontro ocorre nesta quinta-feira (15), às 17h, na sede do MP-RS, em Porto Alegre.
A reunião foi chamada para debater possíveis soluções aos problemas de segurança. A proposta de torcida única não tem a simpatia da cúpula do Ministério Público, mas os procuradores reconhecem que medidas mais enérgicas precisam ser colocadas em prática.
Se houver a proposta de permitir apenas uma torcida no estádio, o MP se posicionará de forma contrária. Essa possibilidade ganhou fôlego depois que o comandante da BM, Coronel Andreis Dallago, endossou a sugestão feita em GaúchaZH pelo colunista Pedro Ernesto Denardin.
Uma das possibilidades na mesa de discussões da reunião desta quinta é o reforço do controle sobre torcedores, alteração na estratégia de deslocamento e entrada nos estádios.
No último domingo, antes da partida, torcedores se enfrentaram do lado de fora do Beira-Rio. Dentro, houve depredação de cadeiras e agressão entre torcedores.