O UFC teve sua estreia no dia 12 de novembro de 1993, em Denver, Colorado, Estados Unidos e o brasileiro Marco Ruas integra o grupo dos mais importantes lutadores da história. Ele foi Campeão do UFC 7 no dia 8 de setembro de 1995 (foram três combates no mesmo dia, sendo que naquela época as lutas não tinham tempo definido, tampouco categoria de peso).
Marco Antônio de Lima Ruas nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de janeiro de 1961 e é o fundador da equipe Ruas Vale Tudo, sendo mestre de grandes nomes do MMA, como Pedro Rizzo e Renato Babalu Sobral. Ele é considerado como sendo o primeiro atleta a treinar diversas modalidades e, portanto, sendo o pioneiro em treinar MMA.
Nas primeiras edições do UFC, os lutadores tentavam demonstrar que a sua arte era mais eficiente do que a de seus oponentes.
Já Marco Ruas, treinava luta de chão e luta em pé, sendo faixa preta de judô, faixa preta de jiu jitsu (foi dada por seu amigo Joe Moreira, sendo que Ruas nunca treinou especificamente a arte suave), faixa preta de taekwondo, faixa preta de luta livre, mestre em capoeira, mestre em muay thai, campeão carioca de boxe e campeão carioca de wrestling.
Era um lutador completo em uma época em que a maioria dos atletas tentava apenas aprimorar a sua técnica.
O brasileiro tem um cartel com nove vitórias, quatro derrotas e dois empates, sendo que em seu último duelo acabou sendo superado pelo americano Maurice Smith, no evento IFL, no dia 19 de maio de 2007.
Todos sonham com mais uma luta da lenda viva brazuca que é hoje considerado como o divisor de águas nos treinamentos para o MMA.