A cantora gaúcha Dida Larruscain, que participou do The Voice Brasil, da Globo, em 2021, e foi integrante fixa da banda do Que Papo É Esse?, da RBS TV, em 2023, mostra uma nova proposta ao público: o lançamento do seu primeiro show autoral, cheio de brasilidade e ancestralidade, AfroBossa. As canções, posteriormente, vão compor um EP com o mesmo título. A apresentação vai rolar no Teatro Oficina Olga Reverbel, espaço no Multipalco do Theatro São Pedro, em 4 de outubro, às 19h.
— Através de uma pesquisa que fiz sobre bossa nova e música brasileira, acabei me dando conta de que a imagem da bossa nova é muito "embranquecida". Só que essa sonoridade tem raízes negras, né? Tem raízes, principalmente, em duas pessoas negras que foram precursoras desse gênero musical, Johnny Alf (1929 — 1910) e Alaíde Costa. E eu comecei a pesquisar sobre isso muito para melhorar as minhas composições. E aí, surge o Afrobossa, que é a minha descoberta como compositora — explica Dida, que é formada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria.
No show Afrobossa, Dida — acompanhada dos músicos Lorenzo Flach, Lucas Fê, Pedro Saul, Tamiris Duarte e Eliana Larruscain — apresenta suas raízes afro-brasileiras por meio de suas composições. A cantora traz para o palco suas influências, que atravessam a MPB e bossa nova, mescladas com elementos de jazz e pitadas da música regional.
Serviço
- O quê: show Afrobossa, de Dida Larruscain
- Quando: 4 de outubro, às 19h
- Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, s/n)
- Quanto: ingressos a R$ 80, disponíveis no site theatrosaopedro.rs.gov.br