O Museu da Cultura Hip Hop RS, localizado a Vila Ipiranga, zona norte da Capital, lançou o Programa de Formação, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras. Composto por duas turmas de cada curso, a iniciativa formará gratuitamente 570 alunos por meio de oficinas, com 24 horas-aula, sobre os cinco elementos do hip hop: MC, DJ, breaking, graffiti e conhecimento. As aulas começaram nesta semana e vão até agosto.
Os alunos foram selecionados através do formulário de inscrição, disponibilizado nas redes sociais oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS, que é o primeiro da América Latina. Além disso, por meio da produtora Alvo Cultural, os ministrantes das oficinas realizaram uma busca nas escolas públicas dos bairros Rubem Berta e Vila Ipiranga, na Capital, o que facilita o acesso dos selecionados para comparecerem aos cursos. Também existe uma cota de suplentes para que, em caso de desistência, as turmas sejam fechadas por meio da lista de espera. Ao finalizarem os cursos, os alunos irão receber certificação.
—A ideia do Programa de Formação é descentralizar os projetos, torná-los mais participativos, através de outras organizações do hip hop do Estado. De forma que estamos inaugurando o que chamamos de Gestão de Operação Compartilhada. E a Alvo será a primeira instituição a atuar então como co-produtora de um projeto do Museu — explica Rafa Rafuagi, fundador e coordenador de autogestão e sustentabilidade do Museu da Cultura Hip Hop RS.
Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, inclusive aos feriados. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento.