Pergunta: Aldo Ferrera, leitor
Responde: Derli Paulo Bonine, assistente técnico regional de Fruticultura da Emater Regional Lajeado
As folhas de laranjeiras e bergamoteiras estão sendo atacadas pela praga larva minadora dos citros. O adulto é uma pequena mariposa que mede cerca de 2 milímetros de comprimento e 4 milímetros de envergadura.
As lagartas formam galerias nos tecidos das folhas jovens das plantas de citros. Elas atacam as duas faces da folha. Estes danos reduzem a área fotossintética, uma vez que as regiões minadas ficam necróticas. Além disso, pode ocorre o encarquilhamento ou queda das folhas.
Devido à sua preferência por vegetações novas, o controle deve ser iniciado na primavera, de forma preventiva, antes de se visualizar o dano, quando é observado o estágio inicial das brotações, período de desenvolvimento da lagarta.
Para o controle deve-se utilizar inseticidas biológicos à base de Bacillus thuringiensis, que são o princípio ativo dos produtos comerciais Agree, Dipel, Bac-Control e Thuricide, dentre outros. Esses inseticidas são eficientes e não causam desequilíbrios biológicos. A mistura do inseticida com agentes espalhantes-adesivos melhoram sua efetividade.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.