Pergunta: Helena Lahuski, leitora
Responde: Derli Paulo Bonine, do Escritório da Emater de Lajeado
A romãzeira, cujo nome científico é Punica granatum, tem flores que aparecem isoladas ou em grupo de duas ou três na extremidade dos ramos. A floração ocorre na primavera e no verão, em etapas, o que faz com que haja produção de frutas em diversos estágios.
flores são hermafroditas, ou seja, tem a parte masculina e feminina, se autopolinizam e também tem polinização cruzada por conta das abelhas. Dessa forma, a romãnzeira não necessita trocar pólen com outras plantas para produzir frutas. Uma planta isolada pode produzir frutas. As flores são grandes, vistosas e coloridas, podendo ser de cor vermelha brilhante, alaranjada ou até branca.
Por essa característica da planta de ter flores muito vistosas foram desenvolvidas cultivares ornamentais, muito utilizadas em ajardinamento. Essas cultivares, que produzem flores vistosas, na maioria das vezes não produzem frutas. Trata-se de característica da cultivar e não há o que fazer para que produzam frutas, já que é uma característica genética.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.