Maior feira brasileira da agricultura familiar, a 18º edição da Expoagro Afubra começou nesta terça-feira (20) em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. A cerimônia de abertura reuniu representantes do setor e políticos, além do governador José Ivo Sartori. Até quinta-feira (22), mais de 90 mil pessoas deverão passar pelo parque, onde cerca de 400 expositores mostram novidades tecnológicas em máquinas, insumos e serviços para a agropecuária.
— Embora a região tenha muitos produtores de tabaco, as propriedades estão cada vez mais diversificadas, exigindo conhecimento em novas tecnologias — disse Benício Werner, presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), realizadora da feira.
Diretamente ligada à diversificação das propriedades rurais, a conservação do solo será tema de diversos debates na Expoagro.
— É preciso conservar para produzir melhor. E essa consciência é fundamental para a sustentabilidade do setor — disse Sartori, ao mencionar resultados do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água.
Somente no pavilhão da agricultura familiar, mais de 150 agroindústrias expõem produtos coloniais e artesanais. A expectativa da organização da feira é de se aproximar do volume de negócios encaminhados na edição passada, que chegou a R$ 53,8 milhões.
— Existem problemas pontuais na produção, como a crise do leite e a redução da produtividade do fumo por conta da estiagem. Mas isso não deverá segurar o ânimo dos agricultores de virem à feira buscar conhecimento e novidades — disse Marco Antônio Dornelles, presidente da Expoagro.
Fique ligado
Uma das novidades da Expoagro Afubra é um aplicativo da feira. Para instalar, basta acessar a Play Store ou a App Store e fazer o download gratuitamente. O aplicativo trará mapa do parque, localização dos expositores, programação e notícias sobre o evento.
Destaques da programação
Terça-feira (20)
11h - Inauguração do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo
14h – Workshop Aplicativos para a agropecuária e lançamento da Plataforma de Comercialização de Alimentos
14h - Reunião da Comissão Nacional de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul
Quarta-feira (21)
8h - Dia do Arroz
9h - 11º Seminário Regional de Turismo Rural
9h - Reunião técnica do Programa Estadual de Conservação do Solo
14h - Reunião da Câmara Setorial da Noz-Pecã
Quarta-feira (22)
9h - Reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo
9h - Encontro regional de juventude rural
12h – Premiação do concurso Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar
14h – Fórum Diversificação de Atividades de Produção Rural