Foto: Massey Ferguson/Divulgação
A Expointer é a última grande exposição no calendário anual do agronegócio brasileiro. É por isso que as fabricantes de máquinas e implementos agrícolas vêm com tudo para o parque Assis Brasil, em Esteio. Estratégias agressivas de vendas e lançamentos de produtos com tecnologia de ponta fazem uma dobradinha na tentativa de cativar compradores antes que a janela de oportunidade se feche.
Leia mais notícias do Campo e Lavoura
Executivos das principais marcas são unânimes em dizer que, apesar da atual turbulência econômica, a definição dos taxas de financiamento dá maior segurança a investimentos e contrasta com as incertezas que permearam as feiras do setor no primeiro semestre, impactando no volume de negócios concretizados.
NOVA LINHA DE TRATORES
Foto: Valtra/Divulgação
Quatro versões da linha BT de tratores - nas potências 150cv, 170cv, 190cv e 215cv - são atrações da Valtra. Os modelos têm capô com design global, melhorando a visibilidade, além de um escapamento que promete minimizar o acúmulo de resíduos. Os tratores vêm com motores turbo de 6 cilindros e transmissão de 24 velocidades à frente e 24 velocidades para ré, que permite fazer programações para cada tipo de operação.
FOCO NA LIMPEZA DE GRÃOS
Foto: John Deere/Divulgação
A principal aposta da John Deere é o novo sistema de limpeza de grãos DF3, disponível nas colheitadeiras Série S, que conta com seis modelos.
Na Expointer, a novidade será a apresentação da S540 e da S550, equipadas com o DF3. Segundo a John Deere, a peneira limpa melhor os grãos e os separa dos resíduos, sem perdê-los na lavoura, o que reduz o custo da tonelada colhida, chegando até 2,5 kg/ha a menos em perdas.
PRODUTIVIDADE GERENCIADA
Foto: Case IH/Divulgação
Com tecnologia que promete economia de até 20% de combustível, o trator Puma 230 é o destaque da Case IH. O diferencial, segundo a empresa, é o sistema de gerenciamento de produtividade que controla automaticamente a relação de transmissão e a velocidade para cada tipo de terreno. A máquina tem potência nominal de 234 cv. Entre as novidades, estão novo conjunto diferencial do eixo traseiro e novo eixo dianteiro.
RENDIMENTO NA LAVOURA
Foto: New Holland/Divulgação
A New Holland apresenta a colheitadeira CR5.85. Segundo a empresa, a máquina da classe 5 tem como diferencial o sistema de duplo rotor, que faz uma fricção mais leve no grão e usa força centrífuga intensa, garantindo maior separação e rendimento.
A CR5.85 tem potência nominal de 265 cv e pode chegar a 312 cv. Outro destaque é a mesa autonivelante, que permite trafegar em terrenos mais inclinados, sem ter de reduzir a velocidade.
ECONOMIA NA COLHEITA
A Massey Ferguson lança durante a Expointer a mais nova colheitadeira híbrida da marca, a MF 5690. A máquina classe 4 é equipada com um motor de seis cilindros turbo intercooler AGCO Power de 7,4 litros, capaz de entregar até 220 cv a 2.100 rpm.
Em condições ideais de uso, de acordo com a empresa, o modelo é capaz de reduzir em até 20% o consumo de combustível, se comparado com seus principais concorrentes.
TELEMETRIA AVANÇADA
Foto: Stara/Divulgação
A Stara terá como destaque um sistema de telemetria que permite acessar informações por meio do envio sem fio de dados. A empresa afirma que a tecnologia traz mais agilidade na tomada de decisões e segurança na operação, ao oferecer controle em tempo real das atividades.
O sistema está disponível para as máquinas da Stara compatíveis com o controlador de agricultura de precisão Topper 5500, que exibe dados como velocidade, trecho percorrido e mapas de aplicação.
SEMEANDO COM PRECISÃO
Foto: Semeato/Divulgação
A Semeato apresenta a semeadora New Land, com 13 ou 15 linhas, que tem reservatório de sementes que facilita o abastecimento e a limpeza. São cinco sistemas diferentes de sulcadores para a deposição de adubo. Outro diferencial é o sistema SFlow, que busca melhorar a distribuição de fertilizantes, reduzindo a variação até em terrenos mais inclinados.
A semeadora ainda tem um sistema para distribuir grãos, capaz de individualizar as sementes, o que promete melhorar o índice de plantabilidade.
UMIDADE MONITORADA
Foto: Valmont/Divulgação
A Valmont apresenta o Aqua Trac, que monitora a umidade do solo. O equipamento pode ser acessado via smartphone. Por meio de um sistema interativo, pode ser instalado em qualquer pivô já em uso.
O dispositivo lê várias marcas de grandes sondas de umidade do solo e envia para o usuário, que pode usar os dados para tomar decisões sobre a programação mais adequada. Por meio do celular, tablet ou computador, o produtor pode comandar o equipamento e ajustar os detalhes da irrigação.
IRRIGAÇÃO À DISTÂNCIA
Foto: Fockink/Divulgação
O destaque da Fockink é a evolução do sistema de irrigação via pivô central Supremo, composto de painel touchscreen, alinhamento que faz o pivô se deslocar sem intermitência e bombeamento inteligente para reduzir o consumo de energia.
De acordo com a empresa, as inovações do equipamento também incluem um novo sistema de telemetria, que permite a operação de uma série de pivôs à distância, via internet.
TRATOR PARA HORTIFRUTICULTURA
Foto: LS Tractor/Divulgação
A fabricante sul-coreana LS Tractor apresentará na feira sua versão super estreita do modelo R60, que é voltado a quem trabalha em culturas adensadas, como hortifruticultura. Segundo a empresa, o trator conta com tomada de potência independente operada a partir do painel, direção hidrostática, controle remoto independente, transmissão 16x16 com super redutor, eixo frontal blindado e o menor raio de giro da categoria. Oferece, ainda, motor com baixo consumo de combustível, opção para transmissão hidrostática e baixo nível de ruído e vibração, que se propõe a melhorar a ergonomia e o conforto ao operador.