A incerteza em torno da continuidade das operações da Marfrig em Alegrete será estendida para 2015. Com férias coletivas marcadas entre 5 de janeiro e 5 de fevereiro, os funcionários irão virar o ano sem saber o futuro do frigorífico - um dos mais importantes do Estado em número de abates e empregados.
Depois de anunciar a interrupção das atividades em agosto deste ano e voltar atrás logo em seguida, por intervenção do governo estadual, a Marfrig não deu sinais claros do que pretende fazer com a unidade. As duas últimas reuniões marcadas com pecuaristas e trabalhadores em dezembro foram canceladas na véspera pela direção da empresa.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
- A impressão que temos é de que eles não sabem o que nos dizer - diz Pedro Piffero, presidente do Sindicato Rural de Alegrete.
Com 645 funcionários hoje, o frigorífico de Alegrete abate em média 500 animais por dia. Em novembro, a retomada das vendas de carne bovina brasileira para a China deu sobrevida à unidade, única no Rio Grande do Sul credenciada para exportar o produto ao gigante asiático.
- A reabertura do mercado chinês deve estar pesando na avaliação da empresa sobre a continuidade das operações na cidade - avalia Piffero.
Definição concreta, porém, só deverá sair a partir de fevereiro. Na sexta-feira, por meio da assessoria, a empresa confirmou o período de férias e informou que não há novidades sobre a negociação.
- O clima entre os funcionários está pesado, é complicado trabalhar sem perspectiva - diz Marcos Rosse, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Alegrete.
A esperança é de um desfecho positivo no começo de 2015, levando em conta a importância da unidade para a economia da região - ainda dependente da pecuária.
Campo Aberto
Joana Colussi: novela da Marfrig segue com novo capítulo em 2015
Com férias coletivas marcadas entre 5 de janeiro e 5 de fevereiro, os funcionários irão virar o ano sem saber o futuro do frigorífico
Joana Colussi - Direto da Índia
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project