A atmosfera do Rio Grande do Sul deve manter-se com baixa concentração de fumaça até domingo (6), com pouca e isolada circulação de algumas nuvens com vestígios das queimadas, mostra o Serviço de Monitoramento Atmosférico da União Europeia. Com este cenário, a agência suíça IQAir projeta que a qualidade do ar deverá variar entre "boa" e "moderada" no Estado, mesmo índices registrados nesta sexta-feira (4).
A chuvarada do início da semana auxiliou na limpeza da atmosfera do Rio Grande do Sul, mas o tempo estável e seco previsto para o final de semana possibilita o retorno da fumaça. A nuvem com vestígios das queimadas que atingem o Brasil e países vizinhos deve encobrir todo o Estado a partir de segunda-feira (7), conforme os dados da União Europeia.
Sob menos influência da fumaça, a Metade Sul registrou os melhores índices de qualidade do ar na medição das 9h desta sexta-feira. Municípios da Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul apresentaram concentração de poluentes dentro do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foram classificados com "boa" qualidade do ar.
- Bagé, Campanha: 17 IQA
- Uruguaiana, Fronteira Oeste: 18 IQA
- Pelotas, Região Sul: 24 IQA
O ar em Caxias do Sul também está com poluentes dentro do considerado seguro pela OMS. Apesar de localizado mais ao norte do Estado, o município da Serra registrou 25 pontos no IQAir às 9h. Em Canela, também na Serra, o ar foi classificado como "moderado", com índice de 59 e poluentes 2.7 vezes acima do recomendado.
Santa Maria, na Região Central, também teve o ar classificado como "bom", com índice de 29. No entanto, a IQAir aponta o nível de poluentes 1.1 acima do ideal. A qualidade do ar foi classificada como "moderada" nas demais regiões do Estado, com recomendação de uso de máscara e redução de atividades físicas ao ar livre para grupos sensíveis – pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares.
- Porto Alegre: 52 IQA, poluentes duas vezes acima do recomendado
- Canoas, Região Metropolitana: 53 IQA, nível de poluentes 2.1 vezes acima do ideal
- Novo Hamburgo, Vale do Sinos: 56 IQA, com poluentes 2.4 vezes acima do nível seguro
- Santa Cruz do Sul, Vale do Rio Pardo: 60 IQA, concentração 2.7 vezes além do ideal
- Erechim e Passo Fundo, Região Norte: 61 IQA, com poluentes 2.9 vezes acima da média em Erechim e 3 em Passo Fundo
Próximos dias
O Serviço de Monitoramento Atmosférico indica circulação isolada da fumaça, em baixa concentração, em diferentes regiões do Estado nos próximos dias. A atmosfera do Rio Grande do Sul deve manter-se limpa até o fim do domingo, quando o tempo seco abre espaço para o retorno da fumaça, que deverá encobrir novamente todo o Estado ao fim da segunda-feira.
Nas regiões Sul e Campanha, os municípios devem manter índices de qualidade do ar no montante classificado como "bom". A exceção é domingo, em Bagé, quando o IQAir indica qualidade do ar "moderada", com índice de 57.
Nas demais áreas do Estado, o que inclui Porto Alegre, Vales, Missões, Fronteira Oeste e as regiões Metropolitana, Central, Noroeste e Norte, os índices devem manter-se "moderados". Neste montante, há orientações para grupos sensíveis devido ao acúmulo de material particulado fino no ar:
- Evite exercícios ao ar livre
- Utilize máscara
- Mantenha portas e janelas fechadas
- Utilize purificadores para umidificar o ar