O penúltimo mês de 2024 será de temperaturas acima da média e chuva dentro do volume médio e normal para o mês de novembro na maioria das regiões do Brasil, exceto em partes do Nordeste e Centro Oeste, onde a tendência é de menor precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Há expectativa para a ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas ao norte das regiões Norte e Nordeste, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC.
Em outras localidades, as temperaturas tendem a ficar mais baixas, como em pontos do leste da região Sudeste e na região Sul, onde são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média. Isso acontecerá devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura, indica o Inmet.
Regiões com dias chuvosos
De acordo com Inmet, as chuvas devem permanecer entre normal e média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas.
"Em grande parte da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, bem como o sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são previstas chuvas próximas e abaixo da média", projeta o instituto.
A previsão indica pouca chuva para o nordeste da região amazônica. Para grande parte da região Nordeste, aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente na região que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Já para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o mês de novembro será marcado pela recuperação dos níveis de umidade no solo, devido a previsão de chuvas mais regulares.
Em grande parte da Região Sul, a previsão é de chuvas próximas à média histórica e os níveis de umidade no solo devem permanecer elevados.
No Rio Grande do Sul, há expectativa para precipitação na faixa normal e acima da média em algumas localidades