Um "arco-íris de fogo" surpreendeu moradores de Picos, no sul do Pia, no sábado (26). O evento raro ocorre quando a luz solar atravessa uma nuvem composta por cristais de gelo e água, e gerou um espetáculo de cores que ganhou destaque nas redes sociais.
O fenômeno, tecnicamente chamado de nuvem iridescente, é visto quando a luz solar é decomposta nas sete cores do arco-íris, mas diferente dele, não depende de uma condição climática específica para aparecer.
Porém, a visualização é complexa, pois exige um ângulo preciso entre o observador e o sol. Assim, nem todos que observam a mesma nuvem conseguem ver o colorido característico.
Fenômeno raro
Para que esse nuvem iridescente ocorra, o sol precisa estar a uma altitude mínima de 58 graus acima do horizonte. Isso cria o efeito de prisma, com o espectro de cores se manifestando ao interagir com os cristais de gelo presentes em "nuvens cirros" – formações que surgem na alta troposfera, a cerca de 10 mil metros de altitude e em uma temperatura abaixo de 0°C.
As nuvens, compostas por minúsculos cristais de gelo, assumem uma aparência delicada, semelhante a fios de cabelo branco, sob a ação dos ventos em grandes altitudes. O fenômeno é raro e exige condições atmosféricas e solares específicas para ocorrer, o que o torna ainda mais especial.
Em regiões de latitudes muito baixas – como o extremo norte do Hemisfério Norte e o extremo sul do Hemisfério Sul – ele dificilmente é observado.