O Rio Grande do Sul tem dois alertas para queda de temperatura válidos até as 8h de terça-feira (25). Juntos, os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrangem todo o território gaúcho. Em municípios da metade Sul, o declínio pode ser maior que 5°C.
Vigente desde o final da tarde de domingo (23), o alerta laranja indica perigo de declínio de temperatura maior que 5°C, destacando o risco à saúde. De acordo com o Inmet, as áreas afetadas serão: Região Metropolitana, Sudoeste, Sudeste e Centro. Municípios como Rio Grande, Pelotas, Bagé, São Gabriel, Encruzilhada do Sul, Porto Alegre e Canoas estão dentro dessa área.
O alerta amarelo, que indica perigo potencial, foi publicado na noite de domingo (23). O aviso aponta a possibilidade de queda entre 3°C e 5°C na temperatura, com leve risco à saúde, na Serra, no Noroeste, na Região Metropolitana, no Centro e no Nordeste. A área sinalizada abrange cidades como Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí e São Borja.
Nesta segunda-feira (24), 10 municípios gaúchos tiveram mínimas abaixo de 10°C. A menor temperatura (6,2°C) foi registrada em Canguçu, na Região Sul. Em Bagé, na Campanha, fez 7,7°C, enquanto, em Caçapava do Sul e em Quaraí, os termômetros marcaram 8°C, conforme medições do Inmet.