Os primeiros efeitos da massa de ar frio que passa pelo sul do Brasil começam a ser sentidos nesta quarta-feira (17). Mesmo que o frio esperado seja moderado, a massa de ar mais gelado deve gerar recorde de baixas temperaturas para o ano em oito capitais. São elas: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande. As informações são do portal g1.
Há previsão de geada na madrugada dos próximos dias nos Estados do sul do Brasil. Em Porto Alegre, a mínima da manhã foi de 17,7°C nesta manhã.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias da semana uma nova massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e permite dias ensolarados na maior parte dos três Estados do sul do Brasil. Entretanto, as noites e madrugadas devem ser de frio. Já o período da tarde pode ter temperaturas um pouco elevadas.
Nas partes mais altas da serra e planalto, entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, há previsão de geada fraca na madrugada dos dias 18, 19 e 20 de abril.
A frente fria está associada a um ciclone extratropical que se desloca pela Argentina. No entanto, o fenômeno não deve avançar para o Brasil, ficando próximo à costa da Argentina.
Em Porto Alegre, onde os termômetros chegaram a marcar 17,2°C de mínima na terça (16), a queda pode ser de mais de 10 graus. De acordo com a Climatempo, as capitais da Região Sul, do Sudeste e também de parte do Centro-Oeste poderão registrar a menor temperatura do ano até agora na passagem desta massa de ar frio.