Mais de cem animais marinhos foram encontrados mortos por equipes da Defesa Civil de Rio Grande neste fim de semana. A descoberta aconteceu durante uma vistoria feita entre a cidade do Litoral Sul e o Chuí, município que faz fronteira com o Uruguai.
Os técnicos municipais percorreram, no sábado (25), 157 quilômetros entre Rio Grande e o Farol do Albardão, o mais remoto da costa gaúcha. A expedição foi retomada até o Chuí, 70 quilômetros adicionais, neste domingo (26).
Foram localizados, em apenas um dia, 68 toninhas (espécie de golfinho), 38 tartarugas, 12 leões-marinhos, três baleias, 14 aves e centenas de peixes.
Com relação às baleias e peixes, a suspeita é de que possam ter morrido de causas naturais. A ressaca do mar também costuma jogar os animais na praia. Muitos encalham e não conseguem retornar.
Já em relação aos leões-marinhos, tartarugas e toninhas, uma das hipóteses é de que tenham morrido em decorrência do surto de gripe aviária que assola a costa gaúcha, admite o ordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Grande, Rudimar Cruz Machado. Ele comandou a expedição realizada neste fim de semana.
A recomendação é que os banhistas não toquem nos animais mortos. A remoção deles é feita por equipes especializadas, para evitar possível contaminação pelo vírus.