As primeiras horas da primavera no Hemisfério Sul — que iniciou exatamente às 3h50min deste sábado (23) — deram uma prévia de como será a estação ao longo dos próximos meses: com bastante chuva, em decorrência do fenômeno El Niño.
Em Porto Alegre, a precipitação veio com força e deixou o cenário marcado pela grande quantidade de água acumulada pela cidade, com a temperatura girando em torno dos 20ºC.
Nos arredores do Parque Farroupilha (Redenção), as flores já começam a se destacar nas árvores com suas cores chamativas e os pássaros não se intimidam com a água, como mostram as fotos feitas pela reportagem de GZH. Na paisagem, ainda são observadas poças d'água e, também, guarda-chuvas, de quem precisou encarar o aguaceiro.
E essa despedida do inverno e chegada da conhecida estação das flores ainda traz um acontecimento interessante: o equinócio de primavera. Por conta dele, que ocorre devido ao exato alinhamento do sol com a Terra, o dia e a noite tenham 12 horas cada, ou seja, exatamente a mesma duração. Esta situação será observada apenas durante este sábado.
A partir de domingo (24), a duração do dia solar começa a aumentar, fazendo com que a noite vá diminuindo gradativamente. Assim, o sol deverá nascer um pouco mais cedo e se pôr um pouco mais tarde todos os dias, até o solstício de verão, em 22 de dezembro, quando é registrado o dia solar mais longo e a noite mais curta do ano.