Uma baleia-franca foi vista na Praia do Cassino, em Rio Grande, na tarde do último sábado (1º). Segundo o G1, o mamífero marinho foi encontrado próximo aos Molhes da Barra, cerca de três quilômetros distante da praia. O projeto Botos da Lagoa dos Patos, que tem como objetivo contribuir para pesquisa e conservação dos botos, registrou a cena com um drone.
Um dos integrantes do projeto foi à praia para filmar os botos naturais da região e se surpreendeu ao encontrar uma baleia-franca. Segundo Rodrigo Genoves, que capturou as imagens, a expectativa de ver o animal nesta época do ano é normal, porque é quando elas costumam nadar até Santa Catarina.
No domingo (2), a baleia voltou a aparecer na mesma região. O biólogo e secretário de Meio Ambiente de Rio Grande, Pedro Fruet, explicou ao G1 que a baleia-franca costuma migrar para o litoral gaúcho e catarinense para descansar e reproduzir. Fruet lembra que elas são mais vistas em Santa Catarina porque costumam ficar mais próximas da costa, mas que as baleias fazem visitas frequentes ao Rio Grande do Sul.
— Ela costuma ficar nessas águas mais quentes para poder reproduzir, criar seus filhotes e descansar — acrescentou o secretário. Não é raro avistar esses animais com os filhotes, como câmeras no mar de Laguna, no sul do Estado vizinho, registraram, na última terça-feira (27). Na ocasião, foi possível ver o primeiro filhote de baleia-franca nascido no Estado catarinense na temporada 2023.
A baleia-franca
A baleia-franca (Eubalaena australis) pode pesar até 60 toneladas. A fêmea mede de 12 a 18 metros de comprimento, enquanto os machos variam de 12 a 15 metros. Além disso, são capazes de enxergar bem dentro da água, tendo uma visão colorida, com muitos tons de azul.
O intervalo normal de reprodução desses mamíferos é uma vez a cada três anos. No primeiro inverno do ciclo, ocorre o acasalamento, mas as fêmeas não necessariamente migram para águas quentes. Já no outro ano, elas se afastam das baixas temperaturas e se deslocam para regiões como o litoral catarinense. Por fim, as baleias entram em um período de descanso, que tem duração de um ano, no qual elas se recuperam e se preparam para um novo ciclo.