Mais de 1 milhão de canadenses ficaram sem energia elétrica nesta quinta-feira (6) após uma tempestade de gelo na região leste do país, que derrubou árvores e danificou linhas de energia.
O Ministério do Meio Ambiente emitiu um alerta de chuva congelante para a província de Quebec. As autoridades afirmaram que o acúmulo de gelo "era forte o suficiente em alguns lugares para arrancar árvores inteiras". Durante a madrugada, mais de 1 milhão de clientes da operadora Hydro-Quebec estavam sem energia elétrica, informou a empresa.
"Os cortes foram provocados principalmente pelo peso do gelo, que quebrou galhos e árvores e fez com que entrassem em contato com linhas de energia", tuitou a empresa. Em Montreal, quase meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica e as aulas foram interrompidas. Na província vizinha de Ontario, mais de 100.000 clientes foram afetados.
Em Otawa, foi interrompido o serviço de comboio na cidade. As autoridades aconselharam a população a não circular nas estradas devido às más condições climatéricas. A tempestade também afetou o transporte aéreo. O aeroporto de Montreal cancelou dezenas de voos nacionais e internacionais.
* AFP