Quem gosta do calor deve aproveitar ao máximo este sábado (29) e domingo (30) de altas temperaturas no Rio Grande do Sul. Isso porque, apesar de a previsão indicar um final de semana de calorão na maior parte das regiões do Estado, o clima de verão não vai durar muito tempo. A expectativa é de que uma frente fria chegue ao Estado no fim da tarde de domingo (30), levando a uma queda drástica nas temperaturas que deve se estender durante toda a semana, com risco de geada e neve em algumas regiões.
O frio que começará a ser sentido no domingo, contudo, só vem após um dia de calor intenso, com direito a sensação de abafamento. Em Porto Alegre, os termômetros podem chegar a 32°C. A temperatura mais alta prevista para o Estado, porém, é de 34°C, nas cidades de São José do Sul, Alto Feliz e Lagoa do Sul.
Por conta do calor, o Rio Grande do Sul não escapará da chuvarada. Conforme a meteorologista da Climatempo Fabiene Casamento, o dia de Eleições será marcado por precipitações volumosas em todas as regiões do Estado, com risco de temporais, incidência de raios e queda de granizo.
— O perigo mesmo é a chuva. Antes do frio, vai ter muita água para cair — diz Fabiene, alertando que o excesso de chuva poderá causar transtornos no Estado. — A frente fria chega no domingo, mas o dia será abafado. Até começa a esfriar no final da tarde, mas frio mesmo fará na segunda-feira — detalha.
Em Porto Alegre, na segunda-feira (31), a chuva permanece e os termômetros não devem passar dos 18°C — uma queda drástica em relação aos 32°C previstos para o domingo. A temperatura seguirá caindo na Capital na terça (1°), quando a mínima será de 7°C e a máxima de 16°C. Este será o dia "com mais cara de inverno" da semana no Estado, conforme a meteorologia. Na Serra, poderá, inclusive, nevar.
Já na quarta-feira (2), as temperaturas começam a dar um aceno de volta à normalidade, mas a sensação de friozinho ainda permanecerá por mais alguns dias. A máxima na Capital será de 21°C, com mínima podendo chegar aos 9°C. Calorão mesmo, somente na semana seguinte.
— Deve voltar a esquentar no início da segunda semana de novembro. O mês terá outras frentes frias, mas a desta semana é a que será mais intensa, parecendo inverno. Ainda assim, novembro deve fechar mais quente do que o normal na região Centro-Oeste do Estado — diz Fabiene.
O inverno fora de época previsto para esta semana se dá em razão de uma frente fria continental que passará pelo sul do país em direção a Rondônia. Atrás da frente fria vem uma massa de ar polar que vai baixar as temperaturas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e também no Mato Grosso do Sul e na metade sul de São Paulo, mas com menor intensidade.