A chuva que marcou a maior parte das regiões do Estado na quinta e na sexta-feira deve se afastar em grande parte do Rio Grande do Sul no início do fim de semana. De acordo com a Somar Meteorologia, no sábado (27), o tempo volta a ficar firme por conta de uma massa de ar mais seco, mas ainda há risco de temporal no domingo (28).
Em toda a região Oeste, no sábado, o dia será marcado por sol forte, temperaturas elevadas e umidade do ar abaixo dos 30%. Em Uruguaiana, por exemplo, a máxima será de 31°C. O sol também deve predominar na metade central, mas com nuvens. Já no Leste, inclusive Porto Alegre, haverá nebulosidade, devido ao ciclone extratropical que estará na costa do Estado, mas a chuva deve chegar somente no Litoral Norte. As temperaturas diminuem, mas não há risco de frio: a Capital terá mínima de 18°C e máxima de 27°C.
No domingo (28), há possibilidade de chuva em forma de pancadas no Noroeste, e pancadas mais irregulares nas partes Sul e Central do Estado. As regiões do Extremo Sul, Fronteira Oeste e parte da região Central, de acordo com Carine Gama, meteorologista da Somar, apresentam risco de temporal.
— Os temporais são por conta da presença de uma área de baixa pressão atmosférica e um cavado (região de ondulação de ventos onde há tendência de queda da pressão atmosférica) , que favorecem a formação de temporal (...). Eles serão isolados e os acumulados de chuva são menores do que os que tivemos ontem (quinta-feira).
Essa condição favorece o aumento da nebulosidade, com consequente queda de temperatura na maior parte do Estado. Em Pelotas, a mínima de 14°C e máxima de 24°C. Há, ainda, uma pequena chance de granizo no Extremo Oeste. Já no Nordeste, apesar de muitas nuvens, o sol aparece.