Correção: Porto Alegre deve chegar a 27°C, e não 35°C, informou a Somar nesta tarde, mudando a previsão passada pela manhã. A informação foi publicada entre 10h16min e 16h desta terça-feira. O texto já foi corrigido.
Mais um dia que o Rio Grande do Sul registra temperatura negativa no amanhecer. Nesta terça-feira (20), vários municípios registraram mínimas abaixo de 0°C, especialmente no interior do Rio Grande do Sul.
Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, registrou –3,7°C nesta manhã. Quaraí, na Fronteira Oeste, teve mínima de –2,7°C. Outro destaque vai para Serafina Correa que marcou -2,3°C. Os registros são de medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ainda no decorrer desta terça, o sol marcará presença. Mas, apesar disso, será incapaz de elevar as temperaturas, mantendo a sensação térmica ainda baixa. Além disso, e o tempo continuará muito seco no Rio Grande do Sul.
Segundo Fabiene Casamento, meteorologista da Somar Meteorologia, a atuação de uma massa de ar de origem polar, fria e seca, é a responsável por manter o Rio Grande do Sul gelado, mas com tempo firme. Porém, esse cenário deve mudar ao longo da semana:
— O pico do frio é nesta terça. No restante dos dias, ele vai continuar, mas já perdendo força, porque essa massa de ar polar será deslocada em direção ao oceano. Ventos quentes vindos da região central do Brasil elevarão as temperaturas e deixarão o tempo firme.
No final de semana, volta a esquentar. No sábado, Porto Alegre pode ter máxima de 27°C. No oeste do Estado, as temperaturas devem passar dos 30°C.
Confira outras temperaturas baixas no Estado nesta segunda-feira
- São Gabriel, -1,2°C
- São José dos Ausentes, -1,1°C
- Alegrete, -0,4°C
- Passo Fundo, -0,4°C
- Ibirubá, -0,2°C
- Santa Rosa, -0,1°C
- Cruz Alta, 0,2°C
- Lagoa Vermelha, 0,3°C
- Santa Maria, 0,4°C
- São Vicente do Sul, 0,9°C