O amanhecer gelado como o desta segunda-feira (31) no Rio Grande do Sul deve se repetir, pelo menos, até terça (1º). Hoje, a mínima do Estado foi de -2,2°C, em Vacaria, segundo a estação do Ciram/Epagri - a estação do Inmet marcou 1,6°C. Porto Alegre marcou 4,6°C, a menor do ano, de acordo com a Somar Meteorologia.
Sob influência de uma massa de ar frio, o Rio Grande do Sul ainda deve ter mínimas baixas na terça, porém, sem temperatura negativa e com risco de geada limitado à Serra. Cambará do Sul deve marcar mínima de 2°C, e a Capital, 7°C.
A partir de quarta (2), o frio intenso se restringe aos municípios serranos ao amanhecer, com temperatura mínima na casa dos 5°C. Nas demais regiões, os termômetros devem permanecer acima dos 10°C.
Apesar da trégua nas mínimas baixas, a máxima não deve subir muito: fica entre 17°C e 22°C no Estado. Até a quinta (3), há possibilidade de geada na Serra. Durante esses dias mais frios, o tempo permanece seco até o sábado (5), quando há previsão de temporais com chuva volumosa e vento intenso.
O inverno começa, no Hemisfério Sul, no dia 21 de junho. Conforme o boletim climático para os meses de frio, elaborado pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os meses mais gelados no Estado e na vizinha, Santa Catarina, devem ocorrer entre junho e julho.