Vão-se os casacos e voltam as mangas curtas durante o fim de semana no Rio Grande do Sul. Depois de dias marcados por mínimas negativas, sábado e domingo prometem sol e temperatura próxima dos 30°C na Região Central. Na Capital, o clima fica bem mais ameno.
A partir de sexta-feira (31), o vento vindo do Norte começa a soprar em direção ao Estado, elevando a temperatura. Porto Alegre tem mínima prevista de 9°C e máxima de 19°C, por exemplo. Em razão do aumento na nebulosidade, há chance de chuva fraca e isolada no fim do dia na Campanha e no Sul.
O primeiro dia de agosto também terá tempo firme, com temperatura em elevação. Ao amanhecer, os termômetros ainda devem ter marcas mais amenas, mas elas sobem no decorrer do dia. A Capital deve ter mínima de 14°C e máxima de 20°C. Santa Rosa, São Borja e Uruguaiana podem registrar 25°C.
No domingo, a previsão é de que o calorzinho permaneça, com máxima de 28°C em Santa Maria, Rio Pardo e Teutônia. Em Porto Alegre, máxima pode ficar pelos 26°C.
O veranico neste início de agosto repete o do início da segunda quinzena de julho, também marcado por dias de sol e calor em todo o Rio Grande do Sul.
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, até o momento, os modelos não apontam nova onda de frio extremo pelo menos até a primeira semana de agosto.