A Defesa Civil do Estado disparou um alerta na tarde desta terça-feira (11) para a ocorrência de chuva intensa, possibilidade de granizo e vento forte na quarta-feira (12) em pontos isolados da Fronteira Oeste, da Campanha e do Sul.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso em seu site para precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, vento de 60 a 100 Km/h e queda de granizo já nesta noite de terça-feira e madrugada de quarta nas regiões de Campanha, Encosta do Sudeste, Serra do Sudeste, Depressão Central, Missões e Litoral.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, diz o órgão.
Depois de 10 dias com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, a instabilidade retorna ao Estado. Ainda na noite de terça-feira (11), uma frente fria chega ao sul gaúcho e provoca pancadas de chuva na fronteira com o Uruguai. Na Capital, o destaque da terça foi a temperatura máxima, de 37,4ºC, a maior do ano em Porto Alegre. Na quarta-feira (12), as precipitações se espalham, com risco de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento acima dos 70km/h e granizo.
Chuva continua até o final da próxima semana
Na quinta-feira (13), uma frente fria que estará sob o Estado já começa a se afastar do Rio Grande do Sul, mas o sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai e o corredor de umidade que vem da Amazônia mantêm as nuvens carregadas. A precipitação ocorre intercalada com períodos de tempo firme que garantem calor à tarde. Por conta da umidade mais alta, a sensação de abafamento deve ser ainda maior. Chuva forte é esperada na Serra, no Oeste, na Região Central e na Região Metropolitana. Nas demais regiões, ainda há precipitações, mas com menor volume.
No final da sexta-feira (14), outra frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul, mantendo as pancadas de chuva no Sul e no Oeste. Entretanto, aberturas no tempo e calor também são esperados na sexta. A previsão é de que as precipitações persistam até o final da próxima semana.