Após uma quinta-feira (28) de muita chuva, a sexta-feira (29) segue com tempo instável no Rio Grande do Sul. A chuva segue atuando em quase todo o Estado, e os maiores volumes são esperados no Oeste, no entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para risco de temporal em todas as regiões, com possibilidade de ventos entre 60 km/h e 100 km/h e queda de granizo. Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas não caíram tanto no decorrer da madrugada como nos últimos dias, porém, a sensação ainda é de frio.
Conforme a Somar Meteorologia, toda a metade oeste e região central do Estado está sujeita a temporais. As áreas mais afetadas devem ser Santiago, São Vicente do Sul e Uruguaiana. A chuva mais intensa está prevista para ocorrer logo no começo da manhã, e deve perder intensidade ao longo do dia. em função do tempo mais fechado, a temperatura média da Região Oeste e Central fica nos 20°C. Em Porto Alegre, há condição para chuva, porém, de forma mais isolada. A máxima fica na casa dos 19°C.
O sábado (30) será marcado por mudanças no tempo após o enfraquecimento das instabilidades no Estado. A chuva ainda atinge áreas próximas da divisa com Santa Catarina, porém, o dia deve ser de sol entre poucas nuvens, com as temperaturas subindo gradativamente. Apesar disso, ainda não faz calor no Rio Grande do Sul, apenas no Extremo Norte as temperaturas conseguem subir um pouco mais.
O mês de Julho começa com tempo firme em um domingo (1°) marcado por sol na maior parte do Estado. As instabilidades devem se afastar e, com o céu aberto, as temperaturas continuam a subir gradativamente em comparação aos últimos dias. Apenas na Metade Sul o céu continua nublado e ainda há condições para chuva de forma mais isolada a partir do final da tarde.
TENDÊNCIA
A tendência é que a semana comece com a volta da chuva na Faixa Litorânea e aumento de nebulosidade em grande parte do Rio Grande do Sul. Com isso, as temperaturas no decorrer da tarde não conseguem subir tanto e a sensação será de frio ao longo dos dias.