“Se eu tivesse um canudinho” era a frase que abria a música de maior sucesso da cantora Renata Arruda, nos anos 1990. Por mais que na canção o artefato tivesse uma finalidade muito mais romântica, na realidade o destino dos canudos de plástico é invariavelmente o mesmo: a lata de lixo. Isso quando não são descartados em locais impróprios. E é aí que mora o problema: pela grande quantidade em que são produzidos, os canudos vêm sendo apontados como alguns dos grandes poluidores ao redor do mundo, causando um grande impacto ambiental negativo.
Segundo a campanha The Last Plastic Straw (O Último Canudo de Plástico), só nos Estados Unidos são 500 milhões de canudos usados diariamente. O polipropileno e o poliestireno, materiais dos quais geralmente são feitos, não são biodegradaveis. Ou seja, quando descartados, tendem a ficar no ambiente ou se desintegram em pedaços menores, que podem acabar sendo comidos por animais. Com o objetivo de começar a mudar essa realidade, foi lançada a campanha Desencanude-se, que faz parte do programa Act to Impact, da rede de escolas de idiomas Yázigi. A ideia é propor às pessoas um mês sem usar canudos descartáveis e, durante esse período, incentivar o cumprimento de desafios para substituir o uso do acessório.
O Act to Impact faz parte da filosofia e do posicionamento da escola, que permite viabilizar a coexistência do aprendizado do idioma com a prática de ações e iniciativas cidadãs que vão além da sala de aula. E a preocupação com o meio-ambiente também entra nessa relação. Flávia Barbosa, analista de marketing do Yázigi, acredita que a preocupação com o planeta vai ao encontro do conceito de “cidadão do mundo”, propagado pela rede de ensino.
– O projeto é reflexo do que ocorre nas salas de aula da rede por todo o Brasil. A metodologia de ensino do Yázigi sempre busca transmitir o conhecimento da língua estrangeira, mas tendo como temas a sociedade e suas particularidades, com o objetivo de construir no aluno o senso crítico fundamental para a sua formação como cidadão. O Act to Impact é uma iniciativa que busca transpor essa consciência para fora do ambiente escolar, alcançando e impactando as comunidades – aprofunda.
Parceria com ONG global possibilitou campanha
Conscientizar a população com relação ao impacto dos canudos plásticos no mundo é o objetivo principal da campanha Desencanude-se. As ações são frutos da parceria do Yázigi com a organização não governamental internacional Global Goals, que propõe objetivos para um mundo mais sustentável até 2030.
– A Global Goals ofereceu um aporte fundamental à campanha. A ONG ministrou um curso aos nossos professores, que construíram aulas voltadas ao consumo consciente e questões ambientais, sempre casando com o conteúdo programático da formação em idiomas. Os alunos também tiveram o primeiro contato com a questão dos canudos a partir dessas aulas – valoriza Flávia.
Alunos serão responsáveis por propagar as ações
Os alunos são os agentes principais da Desencanude-se. São eles que, por meio de vídeos gravados no formato boomerang, lançarão os desafios via redes sociais – sempre usando as hashtags da ação: #Desencanudese #WorldsLargestLesson #CidadaodomundoYZG – durante esse mês de campanha. O primeiro, inclusive, já está lançado e propõe que os participantes criem formas divertidas e criativas de beber um milk-shake sem usar canudinhos. O intuito é mostrar que ele pode ser dispensado e facilmente substituído.
Ao final de cada desafio, um “termômetro” será compartilhado nas páginas oficiais do Yázigi para divulgar um valor aproximado de quantos canudos foram “economizados” durante o período. O objetivo final é convencer os participantes a reduzir – ou até mesmo abolir – o uso de canudos no dia-a-dia, pois quanto menos ele for descartado, menos estará poluindo o planeta.
Quem quiser ter a experiência de aprender uma nova língua a partir dessa metodologia engajada pode se inscrever pelo site do Yázigi. Os alunos que fizerem a inscrição online ainda ganham uma aula grátis.