O Encontro de Raças de Corte (ENCORTE), promovido pelo Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrerá pela primeira vez fora da cidade natal. A 33ª edição do evento será realizada durante a 2ª edição do Universo Pecuária, que acontecerá em Lavras do Sul, em data ainda à definir.
O ENCORTE é o ciclo de palestras mais antigo organizado por uma universidade federal do Brasil. Na prática, visa trazer debates sobre novas tecnologias e práticas para aumentar a produtividade das fazendas, apresentar estudos e dados que comprovem aumento, e proporcionar aos participantes a criação de novas parcerias.
– O ENCORTE busca aproximar a experiência cotidiana do homem do campo ao conhecimento científico oriundo da universidade. Desde 1991, o grupo proporciona à comunidade eventos que têm por objetivo difundir a inovação nos mais diferentes ramos agropecuários, com ênfase na cadeia produtiva da carne bovina – explica o coordenador do grupo ENCORTE, Saul Fontoura da Silva.
Em entrevista, o profissional e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, apontam os motivos que levaram o evento ser realizado fora das dependências da faculdade e o que os visitantes podem esperar de novidades.
1. Por que o Universo Pecuária foi escolhido para receber a primeira edição do ENCORTE fora de Santa Maria?
Luciano Schuch – O ENCORTE é um dos principais eventos da nossa universidade. São mais de 30 anos realizando esse grande encontro que discute toda a cadeia produtiva do gado de corte. Mas a universidade só é forte quando seu entorno é forte. Ela tem que levar seus pesquisadores, testes de educação e estudantes o mais próximo que puder do setor produtivo. E onde está acontecendo isso agora no Rio Grande do Sul? No Universo Pecuária.
2. Além de mudar a tradicional localização, quais são as outras novidades que o ENCORTE trará no evento deste ano?
Saul Fontoura da Silva – O formato e a duração do evento também serão modificados. O ENCORTE será realizado em apenas um dia – 10 de maio – e terá como destaque a participação dos produtores dos lotes campeões do Concurso de Carcaças, prática adormecida e resgatada por nós. Eles terão a oportunidade de expor diferentes sistemas produtivos, que resultaram na produção das carcaças mais pontuadas.
3. Quais são os destaques da programação da 33ª edição do ENCORTE?
Saul Fontoura da Silva – Ao associar o conhecimento técnico proporcionado pelo ciclo de palestras ao caráter econômico da feira, esta edição do ENCORTE contará com exposições relacionadas aos mais variados sistemas produtivos.
4. Quem não pode perder a programação do ENCORTE dentro do Universo Pecuária?
Luciano Schuch – Quem quer se qualificar e entender esse setor tão importante, que gera tanta riqueza para o nosso País, tem que participar do evento. O ENCORTE busca atingir diferentes públicos, como profissionais, produtores e interessados na área de pecuária de corte. Reunimos empresas que dão suporte ao setor produtivo, startups que estão gerando tecnologia e agregando valor, e pesquisadores não só da UFSM, mas de diferentes universidades. Além, claro, dos nossos estudantes.
5. Como vocês enxergam a parceria entre ENCORTE e Universo Pecuária?
Luciano Schuch – Estar presente no Universo Pecuária fortalece o ENCORTE como um grande evento científico, mas também focado no setor produtivo. É um casamento que acreditamos que vai, cada vez mais, aproximar a academia do setor produtivo. O grande objetivo é pegar o conhecimento gerado nas universidades, especificamente na UFSM, e mostrar os resultados para os produtores do setor do agronegócio, em especial do gado de corte. Isso porque este nicho ainda é muito conservador, no qual, muitas vezes, a tecnologia demora para ser agregada.
6. Quais são as expectativas para a primeira edição do ENCORTE fora de Santa Maria?
Luciano Schuch – Nossa expectativa é de contemplarmos a maior edição do ENCORTE da história. Isso porque, dentro do Universo Pecuária, estaremos mais próximos de quem realmente produz e consome a tecnologia e o conhecimento gerados na universidade.
Atenção: Devido aos impactos causados pelo intenso volume de chuvas no Rio Grande do Sul durante os meses de abril e maio, o evento acontece entre os dias 29/10 e 03/11.