Após receber licença ambiental do governo do Estado, a concessionária Rota de Santa Maria faz os últimos ajustes para iniciar as obras de duplicação da RS-287. A empresa estima iniciar os trabalhos no trecho entre Tabaí e Vera Cruz nas próximas semanas.
A empresa informa que ainda falta a aprovação final dos projetos de engenharia, que passam por ajustes. Neste momento, a concessionária atua na mobilização das equipes que irão trabalhar na duplicação da rodovia. A empresa também prepara os equipamentos, os canteiros de obra e realiza a compra dos materiais necessários para o processo, segundo a assessoria de comunicação do grupo Sacyr, que administra a rodovia. Após vencer essas fases, se projeta o início dos trabalhos de pré-construção nas próximas semanas.
Esse primeiro trecho tem cerca de 80 quilômetros de extensão, mas a obra deve começar em dois pontos: nas travessias urbanas dos municípios de Tabaí e de Santa Cruz do Sul.
Próximas etapas
O contrato prevê a duplicação das demais travessias urbanas até o próximo ano, incluindo Candelária, Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Santa Maria.
Simultaneamente, a partir do próximo ano, também deve começar a duplicação dos trechos rurais no trecho entre Tabaí e Santa Cruz do Sul até 2027. A extensão chega até Candelária em 2029 e até Novo Cabrais em 2030. A concessionária destaca que esses prazos poderão ser antecipados durante a execução.